O sentido básico do bem estar: saúde, vitalidade e beleza atualmente podem ser juntos atribuídos como cuidados pessoais e alimentação saudável, com os mesmos ingredientes aplicados. O avanço da tecnologia hoje permite que as indústrias cosméticas apliquem nos produtos ingredientes que também são utilizados pela indústria alimentícia. Sua aplicação em cosméticos tratam a pele, e quando os mesmo são consumidos contribuem magnificamente na obtenção de melhoras funcionais no organismo como um todo. Nessa opção, a mesa é farta. Veja abaixo alguns dos exemplos:
Vitamina E:
Na pele – Ação suavizante e hidratante. Combate a formação de radicais livres devido ao seu alto poder antioxidante. Contribui para maciez e nutrição de todos os tipos de pele.
Na alimentação - É facilmente encontrada no Abacate, amêndoa, avelã, azeite de oliva, castanha do Pará, cereais integrais, gérmen de trigo, pães integrais e repolho. No organismo também exerce ação antioxidante. Essencial para o bom funcionamento do tecido muscular além de ser vital para o sangue.
Vitamina C:
Na pele – Estimula a síntese de colágeno e elastina, clareia manchas, protege contra os danos da exposição ao sol e ainda minimiza os efeitos nocivos dos radicais livres. É muito utilizada para combate ao envelhecimento da pele.
Na alimentação- Encontrado na laranja, kiwi, manga, morango, brócolis e couve. Auxilia as células do organismo, incluindo os ossos, os dentes, as gengivas, os ligamentos e os vasos sangüíneos se manterem saudáveis. Também ajuda o organismo a responder à infecção além de auxiliar a utilização eficiente de ferro.
Soja:
Na pele – Auxilia na inibição das enzimas que dificultam a produção das fibras responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele; dessa forma, contribui para combater a flacidez e as rugas.
Na alimentação - É rica em isoflavonas. Seu consumo contribui para a redução do colesterol pois contém pequena quantidade de gordura, aumenta o conteúdo de minerais nos ossos além de contribuir para a síntese de colágeno e de ácido hialurônico, sinônimo de pele firme e com elasticidade.
Licopeno:
Na pele – Melhora a textura e exerce potente ação antioxidante, hidrata e nutri a pele.
Na alimentação – Abundantemente encontrado no tomate, protege contra os efeitos nocivos da radiação solar. Seu consumo aumenta significadamente à prevenção contra o câncer de próstata. Também promove a síntese das fibras colágenas, aumentando a sustentação da pele.
Linhaça:
Na pele - Sua aplicação na pele tem função principal descongestionante e revitalizante, isto é, devolve o equilíbrio e a saúde para a pele, favorecendo rapidamente sua revigoração.
Na alimentação - Ajuda a baixar os níveis de colesterol, contém fibras solúveis como insolúveis. Rico em ômega-3 e ômega-6 auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares. Também fortalece as unhas e o cabelo.
Cravo da Índia:
Na pele - Exerce ação bactericida e é bastante utilizado para vaporizações para limpeza da pele do rosto, pois faz assepsia local. Devido ao seu efeito antisséptico e altamente eficaz no combate à acne.
Na alimentação - Auxilia na digestão e no controle do fluxo menstrual. É muito utilizado para dores de dente e como antisséptico bucal.
E aí meninas o que acharam sobre a matéria da Dra. Joyce Rodrigues não esqueça de participar do sorteio hein.